A cidade de Cromínia teve início em 1938, quando, para a construção de um campo de futebol moradores das redondezas escolheram um local, que ficou conhecido por Planura Verde. Ali, em caso de barro socado, já residia Francisco da Cruz.
Com o movimento de pessoas aos domingos, para as partidas de futebol e, também, para rezar o terço ao pé de uma Cruz, surgiram as primeiras casas. Em seguida, a capela. Antônio Alves de Siqueira, considerado seu fundador, e membros da família Cruz, ali radicados, deram início à construção do campo de futebol, ponto de origem do Povoado. A doação do terreno para o patrimônio assinalou o marco de progresso da localidade.
Em 1943, recebeu o nome de Cromínia, em virtude da exploração do minério de cromita, na serra Paraíso, próxima à Cidade.
Os naturais do Município são chamados crominienses.
Gentílico: crominiense.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cromínia ex-povoado, criado com partes do território do distrito de Mairipotaba ex-Serraria, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Piracanjuba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cromínia, figura no município de Piracanjuba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cromínia, pela lei estadual nº 897, de 12-11-1953, desmembrado de Piracanjuba. Sede no antigo distrito de Cromínia. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 19-01-1953.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.